Blog

Porque tantos filhotes tem diarreia e problemas de pele assim que chegam no novo tutor? O que fazer?

A questão é que a gente está falando de um filhote. Um filhote bem jovem que até então estava vivendo num ambiente controlado, que ele nasceu ali, com a mãe dele com os irmãos; com as mesmas pessoas com a mesma rotina, com toda a questão alimentar, e ai você tira esse filhote: é muito pouco tempo e muitas mudanças, que faz o desmame, separa dos irmãos  e da mãe, muda as pessoas que estão em volta , muda toda a rotina do animal, .

Os filhotes já tem uma deficiência imunológica natural, já tem uma sensibilidade muito maior. E aí toda essa mudança leva a um stress muito grande, e isso influi diretamente na flora intestinal, então é o primeiro sintoma que vem, são esses quadros mesmo, que não chega geralmente a ser uma gastroenterite, mas são alterações de fezes, e muitas vezes logo em seguida vem os problemas de pele, por causa realmente dessa debilidade imunológica que é  mais exacerbada ainda por causa de toda essa mudança, stress e tudo mais.

Infelizmente a única coisa que a gente tem pra ajudar um pouco seriam os probióticos que a gente usa nesses primeiros dias. Não adianta fazer antibiótico, nada disso. A gente tem mesmo que aguardar a adaptação individual de cada filhote. Tentar manter a alimentação que esse filhote já tinha anteriormente porque a mudança na alimentação só vai agravar tudo isso, evitar qualquer tipo de alimento diferente, comida de fora, petiscos, porque tudo isso só vai agravar mais a situação.

 Extraído de diálogo com a Dra. Mariana Grandis Ripari

@criodog


 Então por favor, siga à risca as orientações do criador, inclusive quando ele falar que o bebê não esta pronto para ser entregue (sim, muitas vezes por insistência e garantias do comprador os criadores cometem esse erro! Não de chance pro azar, não insista) não tente mudar muita coisa ao mesmo tempo, não fatigue o filhote com excesso de brincadeira, NÂO MUDE A ALIMENTÇÃO del em hipótese nenhuma e ao primeiro sintoma, entre em contato com o criador imediatamente. Isso vai evitar muita dor de cabeça, gastos e aborrecimentos desnecessários e será muito mais produtivo para a saúde e adaptação do filhote!

Lembre-se, nós, do canil e gatil Daymio temos uma equipe de veterinários prontos para te auxiliar, além de 28 anos de experiência na criação de cães e gatos, fora que fomos nós (e nossos veterinários) que acompanhamos o seu bebe desde o nascimento até o dia da entrega, acompanhamos os pais dele e sabemos tudo sobre a rotina, saúde, comportamento de cada ninhada,  e ninguém conhece ele e sua saúde melhor que a gente. Nunca hesite em pedir nossa ajuda e opinião. Estamos somente a um whatsapp de distância!

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.