MAINE COON

O maine coon é considerada a mais antiga das raças norte americanas de pelo longo. Com um comprimento que passa facilmente dos 100 centímetros, esse gigante gentil (seu apelido mundo afora) é uma das maiores raças de gatos domésticos. Sua origem é desconhecida, mas a suspeita é que ele seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo (provavelmente o angorá) com gatos americanos de pelo curto.

Existem várias lendas a esse respeito. Uma delas diz que Maria Antonieta teria fundado a raça ao enviar para o Estado do Maine seus gatos quando foi presa pela Revolução Francesa,gatos esses que, aos se misturarem com os gatos nativos, teriam dado origem à raça. Outra lenda diz que que um gato doméstico solto nas florestas do Maine cruzou com um guaxinim, resultando em uma ninhada com as características do Maine Coon. Apesar de isto ser biologicamente impossível, esta história, alimentada pela cauda cheia e a coloração similar à do guaxinim (Raccoon em inglês), pode ter levado a adoção do nome 'Maine Coon'. Outra versão dá conta que o gato teria ganhado tal nome em homenagem a um capitão de navio chamado Coon, que seria o responsável pela chegada do animal ao litoral do Maine.

No Brasil, só há registro desses gatos nas últimas duas décadas, porém já é uma das raças mais populares por aqui.

 

O Maine coon e considerado um gato de pelo longo, mas não tão longo como um persa, por exemp0lo.

É um dos maiores gatos domésticos que existem, tem um corpo musculoso, longo  e largo.

Tem aparência ser retangular em tudo. O pescoço é musculoso e de comprimento médio, o tórax  é largo. As patas, de tamanho médio, são sólidas e musculosas. Os pés são grandes, redondos e com tufos. A cauda é longa e deve chegar, no mínimo, aos ombros. Ela é larga na base, afunilando-se na ponta e apresentando pelos flutuantes como plumas.

CABEÇA

O crânio  é grande, maciço, com contornos retos, angular. Os ossos das bochechas são altos.

O nariz é de comprimento médio. O perfil é curvo.

O focinho (box) é maciço e quadrado e se evidencia com nitidez.           

O queixo é maciço e sólido,  alinhado com o lábio superior e o nariz.

As orelhas são bem grandes, com bases largas que se afilam.

Elas são quase retas e colocadas no alto da cabeça.

Os tufos das orelhas,chamados pincéis   ou tufos de lince são desejáveis.    

 

Os olhos são grandes, ovais, bem separados e oblíquos.

Todas as cores são permitidas e deve ser uniforme e combinar com cor da pelagem.

PELAGEM

é lisa e geralmente macia, podendo variar um pouco a textura de acordo com a cor. Uma das características extremamente marcantes dessa raça é a grande densidade de pelos

O pelo da cabeça e dos ombros é curto, exceto o colar e se torna claramente mais comprido ao longo das costas e dos flancos, assim como no abdômen. O subpelo denso é macio e fino sob um pelo externo mais grosso, firme. Esse pelo denso, caindo com leveza, é impermeável e cobre inteiramente o dorso, os flancos e o lado superior da cauda. As partes inferiores do corpo e o lado de trás das patas posteriores tem apenas um subpelo. Pelos mais longos no  peito são desejáveis, porém um colar completo não é obrigatório.

VARIEDADE DE CORES

A cor original é a com tons de marrom (bronw/black tabby), mas também pode ser encontrado nas cores cinza (blue), branco, bicolor, tricolor e laranja, creme e tartaruga. O Maine Coon branco é considerado um gato muito bonito e é muito visado pelos amantes de felinos.

As  cores chocolate e canela e, da mesma forma, sua diluição (o lilás e o castanho) não são aceitas em quaisquer combinações (bicolor, tricolor, tabby). O desenho ponteado também não é  aceito. .

 

Todas as outras cores e desenhos são  reconhecidos. Qualquer quantidade de branco é reconhecida. A descrição das cores está enumerada na lista geral de cores.

O temperamento dos gatos da raça Maine Coon é descrito como equilibrado e tranquilo. São gatos tidos como sociáveis, companheiros e gentis, que gostam de demonstrar afeto e são muito apegados aos seus humanos. Se relacionam bem com crianças, mas evitam contato com estranhos. São gatos bastante independentes e se adaptam a novos lugares com facilidade.

O Maine Coon é extremamente dócil, meigo e companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. Carente de cuidados e atenção, necessita sempre de companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante a um grilo.

 

O gato Maine Coon é considerado um dos gatos mais inteligentes do mundo. E essa fama não é a toa. Eles, além de se adaptarem facilmente a novos ambientes, conseguem aprender novos truques com muita tranquilidade. Hábil, o gato da raça Maine Coon consegue pegar alimentos com as patas, como se fosse um guaxinim. Mesmo enfrentando algum esforço, eles também conseguem usar as patas para abrir portas. Sendo bastante independentes, eles não costumam gostar tanto de colo, mas apreciam ficar ao lado de sua família, se mostrando muito devotos à família. Apesar de sua independência, ele são gatos amorosos e gentis, gostam de ajudar os seus tutores em suas atividades e de aprender coisas novas, sendo considerado um gato bastante fácil de treinar. São obedientes e aprendem regras e restrições muito facilmente.

A expectativa de vida da raça de gato Maine Coon é de 9 a 15 anos. Se trata de uma raça que geralmente é saudável e atlética. Porém, muitos gatos Maine Coon têm problemas com a cardiomiopatia hipertrófica, que é a doença cardíaca com a maior incidência em felinos, e doenças renais.

Por ter uma pelagem densa e longa, é preciso prestar atenção no pelo do Maine Coon e escová-lo diariamente para impedir o acúmulo de nós.

O Maine Coon é um gato que não terá problemas para tomar banho: essa raça adora água. Inclusive, realizar brincadeiras com água são uma ótima forma de entretenimento para eles.

Características Físicas

Maine Coons são uma das maiores raças de gato doméstico. Os machos pesam de 6 a 12 kg com fêmeas pesando de 4,5 a 7 kg. A altura de adultos pode variar entre 25 e 41 cm e atingir um comprimento de até mais de 100 cm, incluindo a cauda, que por sua vez atinge um comprimento de 46 cm e é longa, afunilada e com muito pelo, quase semelhante a uma cauda de guaxinim. O corpo é sólido e musculoso, necessário para suportar seu próprio peso, e o peito é amplo. Maine Coons possuem uma forma do corpo retangular e demoram a amadurecer fisicamente; seu tamanho total potencial normalmente não é alcançado até que eles tenham de três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de apenas um ano.

Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar fortes condições climáticas. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas geralmente são menores que os machos.

Os olhos são grandes e expressivos de cor verde, azul, cobre ou dourada, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom (castanho, em Portugal), com marcações do tipo tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês (ponteado). Com a cabeça grande, mas pequena para o tamanho do corpo, orelhas para cima cheias de pelos, corpo comprido e cauda ereta, proporcional ao tamanho do corpo.

A pelagem é macia e sedosa, embora a textura possa variar de acordo com a cor. O comprimento é curto sobre a cabeça e ombros, e mais longo na região do estômago e nas laterais. Alguns gatos tem uma juba de leão em torno do pescoço, mas não são todos. A pelagem é sujeita a variações sazonais, com a pele sendo mais espessa durante o inverno e mais finos durante o verão. Maine Coons, devido ao seu grande tamanho, têm garras maiores que as outras raças.

O tempo de vida médio do Maine Coon é de 12 anos. É geralmente uma raça saudável e resistente e se adaptam para sobreviver. A ameaça mais grave é a cardiomiopatia hipertrófica felina (HCM), a doença cardíaca mais comum observada em gatos, seja de raça pura ou não. Em Maine Coons, pensa-se que pode ser adquirida de forma hereditária. HCM é uma doença progressiva e pode resultar em insuficiência cardíaca, paralisia das patas traseiras devido a embolização de coágulos originária no coração, e morte súbita. Outro potencial problema de saúde é a atrofia muscular espinhal (AME), outra doença herdada geneticamente que causa a perda dos neurônios da medula espinhal que ativam os músculos esqueléticos do tronco e membros. Os sintomas são normalmente vistos por volta dos 3 meses de idade e resultam em atrofia muscular, fraqueza muscular e uma expectativa de vida mais curta.

Todos os gatos, padreadores e matrizes, do Gatil Daymio, se submetem a teste genético de HCM e só acasalam após receberem o resultado negativo. Visando a saúde dos filhotes e a tranquilidade dos novos donos, não entregamos bebês com menos de 3 meses, preferindo sempre que possível entregar a partir dos 4 meses, para verificar a existência de sinais de AME.

 

Características do seu Maine Coon

Energia:  media a alta (7/10)

Apego ao dono: alto (8/10)

Tendência a miar: muito baixa (1/10)

Amoroso: média a alta (7/10)

Inteligência: muito alta (10/10)

Brincalhão: média a alta (7/10)

Amizade com crianças: alta (8/10)

Amizade com outros animais: média a alta (7/10)

 

, 28/07/2020

Entre em contato