Comprando cães e gatos com segurança
SEGURANÇA DE COMPRAR UM FILHOTE EM CANIL REGISTRADO
A criação de Pets, especificamente os cães de raça, tem se expandido por todas as camadas sociais por diversos fatores, dentre eles: necessidade de companhia, para servir de guarda a casa ou até mesmo para ser aquele bebê que falta no lar.
Muitas pessoas nos procuram para receber orientação de como proceder na compra de um filhote. Sempre traçamos diretrizes que devem ser obedecidas nesse processo, pois não se trata apenas de uma simples operação comercial e sim de adquirir um novo membro da família, que perdurará por um período considerável de tempo e demandará muitas obrigações, porém, trará em escala muito maior uma overdose de amor, carinho e companheirismo.
A regra principal é saber a capacidade de criação que a pessoa tem, levando em conta aspectos como espaço, acomodações e tempo disponíveis para estar na companhia do pet. Além desses, existem outros fatores fundamentais tais como a raça a ser criada, destinação do filhote (guarda, companhia ou exposição) e o mais importante, saber escolher o filhote ideal e o local onde adquirir.
Existe um movimento que indica a adoção de cães, porém, nem sempre a necessidade de quem vai adquirir, irá ser atendida por cães de abrigos, haja visto algumas particularidades. Indicamos a compra de filhotes de criadores registrados e que detenham estrutura para a criação. Vejamos agora as diferenças de se adquirir cães com pedigrees e de criadores registrados, ou dos tradicionais “eventuais’, expressão usada para aqueles que criam apenas com intuito de lucro, sem observar as mínimas regras de bem estar dos cães.
Ao adquirir um filhote com pedigree, se tem a certeza de todo um trabalho genético e com certificação de pureza racial, que demanda uma segurança que vai da boa saúde a garantia genética, haja visto que toda a família daquele filhote vem apresentada no pedigree. Outro fator importante se dá em ver os pais do filhote para se ter uma noção de como ficará quando adulto, além de ver as instalações da criação do filhote, que devem atender a aspectos sanitários e manejo adequado.
Por fim, indicamos a compra de filhotes de criadores registrados que possam em caso de algum problema genético, suprir com um novo filhote e não deixar no prejuízo maior quem adquiriu o mesmo; vantagem essa que não encontraremos em criadores eventuais.
Devemos ter em mente que filhotes enquanto pequenos são todos muito parecidos, os problemas aparecem quando começam a crescer. Um conselho que podemos dar: pesquisem criadores registrados, as peculiaridades de cada criação e considerem que o valor apresentado pelo criador trará segurança futura e também um companheiro para a vida toda!
Autor: Ronaldo Teles, Proprietário Canil Bullgaço, criador de Buldogue Campeiro. Fortaleza, Ceará